O mercado livre da energia elétrica é regulado pelo governo federal, sendo permitido ao consumidor brasileiro escolher se quer ou não ser atendido por um determinado Distribuidor de Energia Elétrica (DEE). Esta liberdade permite que as pessoas busquem melhores preços e condições de fornecimento e contratem planos de energia elétrica mais adequados às suas necessidades.

Neste modelo, o vendedor, ou seja, o prestador de serviços, é quem oferece planos de energia e tarifas. São empresas distribuidoras de energia autorizadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Cabe a essas plataformas obterem a energia mais barata, para fornecer ao grupo de consumidores.

Vantagens para o comprador

Algumas vantagens do mercado livre são: planos flexíveis com maior controle sobre o consumo de energia; acesso à informações sobre os planos disponíveis; melhor preço e melhor custo-benefício; além de não ter que enfrentar interrupções inesperadas. O contratante paga somente o que consome, sem qualquer taxa ou conta adicional. É possível acompanhar o consumo e monitorar o custo do mês.

Os mercados livres de energia, atende às necessidades e desejos dos clientes, estimulando o desenvolvimento do setor elétrico, proporcionando maior competitividade econômica.

O texto acima "Como o mercado livre da energia elétrica funciona" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.