O Aço na Construção de Ferrovias

Um processo chamado de tratamento térmico em aço é fazer uso de calor para modificar suas propriedades. Este processo também é usado para melhorar a estrutura molecular do material e tem diversos benefícios. O aço tratado térmico tem resistência à corrosão, resistência mecânica aprimorada e ao torsão.

O tratamento de aço é feito Dibraço quente, recozimento a vácuo, cementação a gás e recozimento a gás. O processo depende da temperatura a que a peça deve ser submetida. Esta temperatura pode variar desde temos críticos de até 1200ºC, dependendo de suas propriedades.

Processos Adicionais

Existem muitos processos adicionais que o aço passa por a fim de obter melhor qualidade. Por exemplo, hardening e tempering são processos que possuem o objetivo de trabalhar a microestrutura do metal. Estes processos são usados para melhorar a dureza e resistência às fraturas.

Outro tipo de processamento é o uso de nitretação, que é usado para aumentar a resistência individualmente em áreas selecionadas de uma peça. A nitretação ajuda a melhorar a durabilidade, e é aplicado para muitos componentes que são sujeitos a alta pressão e a desgaste crônico.

O tratamento térmico é necessário para obtenção de melhores características no aço. Estes processos são usados há anos para que o aço seja moldado e usado para diversas aplicações na indústria, pois o aço tratado é mais resistente, versátill e durável.

O texto acima "O Aço na Construção de Ferrovias" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.