Embora a automação industrial possa oferecer vários benefícios à produção industrial, é de extrema importância estar ciente dos riscos inerentes a esta tecnologia. Por exemplo, a implementação inadequada ou o uso excessivo de tecnologias de automação industrial pode desencadear problemas operacionais, de segurança ou de qualidade.

Outro risco é a dependência excessiva das máquinas, o que pode levar a erros humanos ou acidentes de trabalho se o processo de produção não for adequadamente monitorado. Finalmente, problemas de conectividade e problemas de segurança são aspectos importantes a serem considerados, pois têm um impacto direto sobre a segurança e confiabilidade da produção.

Gerencie os riscos

Para evitar que esses e outros riscos da automação industrial sejam um fator limitante, é importante ter um bom sistema de gerenciamento e controle de riscos. Um sistema de gerenciamento de riscos bem desenvolvido e implementado deve incluir métricas de monitoramento de produção, inspeções regulares e outras tarefas essenciais para garantir o funcionamento seguro das operações automatizadas.

O texto acima "Os riscos da automação industrial" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.