Qual o tratamento ideal para a Hipertensão Arterial?

A Hipertensão Arterial (HTA) é uma doença crônica que afeta milhões de brasileiros e está presente em, pelo menos, 25% da população. Ela caracteriza-se por aumentos anormais e persistentes da pressão arterial (PA), acima dos valores considerados normais.

Embora não possa ser considerada uma doença carente de tratamento, o mais comum é recorrer ao uso de medicamentos anti-hipertensivos para manter o controle da pressão. Além disso, o ideal é criar hábitos saudáveis que ajudem a reduzir os níveis de pressão, como praticar atividades físicas diariamente, cuidar da alimentação e evitar o consumo de álcool.

Existem dois grandes grupos de medicamentos que são usados para tratar a alta pressão

O primeiro é o inibidor da enzima conversora da angiotensina (ECA), que é responsável por reduzir a PA e prevenir casos de problemas cardiovasculares. O segundo grupo consiste em diuréticos, que têm a função de promover o aumento da ligação entre sódio e água, diminuindo assim a retenção de líquido e o efeito de pressão envolvido.

O tratamento farmacológico é geralmente indicado para todos os pacientes hipertensos, mas o indivíduo não pode se esquecer da importância da mudança de hábitos alimentares e educação nutricional, para evitar o aumento dos níveis de pressão.

O texto acima "Qual o tratamento ideal para a Hipertensão Arterial?" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.