Segurança em Automação Industrial

Na era digital, a Automação Industrial cresce de maneira exponencial em diversas empresas e, com o crescimento desta ferramenta, cresce também a necessidade de maior segurança durante o processo.

Neste sentido, é preciso entender que os avanços tecnológicos, como a Internet das Coisas (IoT), conexão a Internet e outros dispositivos industriais com conexões não seguras, abrem espaço para ameaças que vão desde simples problemas de desempenho de equipamentos a graves questões de segurança em fluxos de trabalho.

Para impedir isto, é necessário que o software para Automação Industrial seja atualizado com frequência e conte com os mais altos níveis de proteção, considerando as necessidades específicas do local e dos usuários.

Fortalecer defeitos de segurança

É ainda importante que sejam tomadas providências estratégicas para aumentar a segurança. Isto significa a manutenção contínua dos dispositivos de segurança, controle de acesso ao sistema, criptografia e monitoramento e verificação de usuários.

Também é importante que sejam estabelecidas outras práticas para reforçar a segurança, como criação de patches de segurança adicionais, a concessão de autorização para o acesso aos dados gerenciados e a execução de testes de penetração, onde se verificarão interligações entre processos em rede de maneira a garantir segurança total aos dados.

O texto acima "Segurança em Automação Industrial" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.